As 6 Regras Infalíveis para Grandes Apresentações

Para se tornar um Grande Orador, não basta apenas falar bonito, é preciso dar um show e emocionar. Para mim, isso é algo que eu entendo de forma intuitiva e sempre falo aos meus clientes. Para ser eficaz em seus discursos e apresentações, você precisa entender que existe uma forte relação entre desempenho e sucesso. Na verdade, quanto mais você se conectar com a sua plateia, em vez de ficar preocupado só com o conteúdo que você preparou, mais bem sucedido você será.

Baseado nessa filosofia, elaborei seis regras infalíveis para apresentações extraordinárias. São elas:

Regra # 1: Faça da sua plateia o centro do seu universo.

Você não é o foco da palestra! Não importa quantas vezes você possa dizer esta verdade óbvia, você poderá levar um tempo até entender e incorporar isso em seu DNA de orador. Em última análise, todo bom orador sempre se preocupa mais com o público do que eles mesmos. Pensando dessa forma, você deve se concentrar em oferecer a melhor experiência para sua plateia tanto no aspecto emocional quanto no conteúdo. Atender as expectativas da plateia oferecendo o melhor conteúdo e criando conexão emocional através da sua apresentação é o caminho mais curto para o sucesso em apresentações.

Regra # 2: Foque nos Relacionamentos.

Se o público é o centro do seu universo, você já está apontado na direção certa sobre o que você está lá para fazer: estabelecer um relacionamento e mantê-lo em toda a sua apresentação. Se o seu conteúdo pudesse viver por conta própria, não haveria nenhuma necessidade da plateia ouvi-lo, e você poderia passar seus conhecimentos em um anexo de e-mail. Em vez disso, três relações existem dentro da dinâmica de apresentação: o seu relacionamento com seu público; sua relação com o conteúdo; e a relação do público com o conteúdo. No primeiro, você deve envolver e cativar seus ouvintes; no segundo, você interpreta o seu conteúdo para os ouvintes; e no terceiro, o público se relaciona com o seu conteúdo, porque você já apontou que é importante para eles. Qual é a sua relação com este modo de proceder como um Orador? – Sucesso!

Regra # 3: Dê atenção a seus objetivos.

Muitos oradores confundem tema e propósito. Por exemplo, eu vou perguntar a um cliente, “Qual é o seu propósito com esta apresentação?” E a resposta será: “Bem, eu vou falar sobre…” “Não”, eu digo, “esse é o seu tema… Qual é o seu propósito?” E, em seguida, torna-se claro o que quero dizer. Sim, a sua informação é o que você está lá para falar. Mas definitivamente não é o que você quer fazer acontecer. A plateia espera ter a melhor experiência em ouvir você, e isso é exatamente o que você precisa fazer acontecer. Ser claro sobre o seu propósito irá ajudá-lo a levar a informação certa para obter a resposta deseja da sua plateia.

Regra # 4: Use sua postura e gestual

Seu corpo é uma ferramenta natural de comunicação muito poderosa. O público precisa de você para dar uma expressão física para as coisas que você está dizendo. Assim, algumas sugestões: Sempre ficar em pé em vez de sentar-se se você tiver escolha (e assim evitará a eliminação de 50% do seu poder de comunicação). Se você estiver usando um púlpito, é bom sair de trás de vez em quando. Use seu gestual forte o suficiente para enfatizar o ponto que você está falando. Utilize o espaço de forma eficaz, tomando posições diferentes para cada ponto principal da apresentação e reduza a distância entre você e seu público, sempre que possível.

Regra # 5: Use a modulação de voz.

Sua voz é a ferramenta de comunicação mais flexível que você possui, além do próprio cérebro. É capaz de uma ampla gama de impressões e efeitos, do espanto e incredulidade ao escárnio e sedução e uma centena de outras intenções. Para falar sem variação vocal significa usar um “mono” ou tom único; e da monótona palavra deriva o depreciativo monótono. Se você está limitado vocalmente, um curso de oratória para desbloquear sua voz ajudará bastante. Você vai aprender a ter uma dinâmica vocal emocionante e motivadora durante suas apresentações, discutir apaixonadamente um ponto com os amigos ou compartilhar a emoção de um filme, evento esportivo, ou marco importante em sua vida. Por que não utilizar essa excelente dinâmica vocal com o seu público em suas apresentações?

Regra # 6: Saber responder perguntas

Praticamente qualquer pessoa pode fazer uma apresentação razoável se se preparar e praticar bastante. Durante a apresentação em si, é onde tudo deve correr bem. Mas o que acontece quando surgem perguntas durante a apresentação?
Todos nós entendemos que um apresentador não pode saber o que está vindo em sua direção uma vez que a apresentação começa. O orador deve lidar com a situação com estilo, paciência, perícia e um pouco de humor. O orador é a pessoa que vai passar credibilidade sólida e autoridade sobre o tema. Assim, aprender a pensar como a plateia e levantar antecipadamente suas possíveis perguntas e polêmicas, são excelentes maneiras de se manter calmo e convincente no turbilhão de perguntas e respostas.