Ministramos palestras e apresentações, a fim de influenciar os outros – para convencê-los a comprar um produto ou serviço, para atraí-los para o nosso lado sobre uma questão política ou social, para levá-los a aceitar um novo processo ou direção. Que características fazem-nos capazes de causar uma mudança em nossa audiência?
Eu vou revelar agora neste artigo as características de um Orador influente. São elas:
1. Credibilidade.
Goste você ou não, cada pessoa da audiência está pensando: “Por que eu deveria ouvir esta pessoa? ” É preciso dar-lhes essa resposta logo nos primeiros 60 segundos de apresentação. Contar-lhes quanto tempo de experiência você tem em sua área, suas realizações, os resultados positivos que teve e quaisquer outras informações relevantes que são testemunho da sua excelência serão fundamentais para gerar credibilidade.
2. Naturalidade.
Para ser influente você sempre deve mostrar ao seu público o seu verdadeiro eu. Quando a falta de confiança em si mesmo como apresentador faz com que você tente ser algo diferente do que realmente é; como se usasse uma máscara, os ouvintes vão perceber isso como falso e assim você perderá uma grande parte do seu poder de influência. Então seja sempre autentico e natural.
3. Conexão.
Coloque-se no lugar das pessoas da sua plateia; entender o que eles precisam ouvir e como eles precisam ouvir é o segredo da empatia e do Carisma. Quando você falar evite olhar para um local remoto acima de suas cabeças ou na parte de trás da sala. Demonstre que você está lá com eles olhando-os nos olhos. O contato ocular cria uma enorme conexão.
4. Ação.
Alguns apresentadores cometem dois graves erros: eles tendem a usar o seu conteúdo como uma bengala de segurança, e saem da apresentação para saber como a mesma está repercutindo! Em vez disso, seu objetivo deve ser o de obter através da sua oratória a resposta emocional que levará a plateia a ter as ações que deseja. Concentre-se nas ações que você deseja que seu público tome como resultado de sua apresentação e o conteúdo irá fluir naturalmente.
Todos estes elementos têm uma coisa em comum: gerar a emoção genuína. Pense na sua apresentação como uma chance de usar quem você é e o que você sabe para criar uma conexão com o público, pleitear suas questões e influencia-los a ação.
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