O medo de falar em público é algo normal para pessoas que não se sentem a vontade para falar a uma plateia, ou mesmo se destacar das demais, seja por timidez ou inibição na hora de se expressar. Todos nós temos algum tipo de fobia, sentimos medo de altura, de insetos sentimos medo de algo desconhecido, assim como sentimos medo de falar para um grupo de pessoas ou uma plateia sobre determinado assunto ou tema, não importa nem mesmos se dominamos bem o assunto, pois uma coisa é dominar o assunto sobre um tema, outro é falar a respeito do mesmo. Por menor que seja o grupo para o qual se vai falar, sempre gera preocupações antecipadas, desconforto e ansiedade. O medo de falar em público incomoda muita gente e como forma de contribuição para amenizar esse problema de muitos, me proponho a a recomendar algumas dicas simples, mas que costumam funcionar, são elas:
Ajuste o psicológico – É importante que você encontre algum motivo para elevar a sua auto-estima antes de iniciar seu discurso. Reflita, no momento em que você inicia a sua fala, você é a peça mais importante do processo (não é o público e nem é o palco ou as estruturas utilizadas). O mais importante é você! Mas como assim? É simples, analisando o processo da comunicação em público que você está executando no momento em que fala, você perceberá que você tem a informação, tem apenas 5 minutos para falar e fazer o seu marketing pessoal, a sua marca, “você s/a”, merece o maior brilho do mundo, e as pessoas que estão ali naquele momento, compondo o seu público, são importantes, mas não mais que você, elas são pessoas carentes de informações, carentes de ouvir, são criancinhas de chupeta e frauda ou velhinhos abandonados e que precisam e gostam de ouvir você falar, esta já é uma boa estratégia na hora de pensar sobre ou seu público, diminuir o domínio das pessoas sobre você, e aumentar sua importância…
Não tenha medo dos olhares das pessoas – Entenda que os olhares não mordem! Os olhares não são flechas. Os olhares do público enaltecem o orador…. Sem os olhares voltados para o orador, fica pior ainda pois quando você estiver falando e as pessoas da plateia abaixarem a cabeça, demonstrando desinteresse no que está sendo passado, começarem a ler, ou dormir durante sua fala você vai querer ir embora pois vai achar que não está agradando… Não se esqueça, os olhares não mordem, não são flechas e sim, enaltecem o orador!
Faça um bom curso de oratória – Você só vai adquirir estrutura, confiança e habilidades, falando. Sem falar você não adquire segurança. E a recomendação mais importante neste sentido é que você procure um curso sério, objetivo e que foca a prática intensiva da oratória. Um curso que não vá expor você a constrangimentos e a situações de desconforto, fazendo você sofrer mais em vez de ajudar a solucionar o problema. Entre em contato comigo e inscreva-se para a próxima turma do CURSO DE ORATÓRIA – “Desinibição, Técnicas, Fluência e Postura ao Falar em Público”.
Pratique a leitura em voz alta – Leia textos em voz alta, isso ajuda a adquirir mais fluência e segurança, além da informação que você está buscando com a leitura.
Não fuja das oportunidades – Na sua vida surgirão várias oportunidades de se expor. Aproveite todas elas. Não fuja, aproveite-as para fazer o seu marketing pessoal! Crie situações para você falar! Em sala de aula por exemplo, participe do assunto em discussão, fazendo perguntas e dando sua contribuição sobre o tema da aula.
Prepare-se bem – Esta é uma das melhores formas de adquirir confiança em relação a falar em público. Estar bem preparado e ensaiado sobre o que vai falar conta pontos positivos ao orador. É importante que você esteja bem preparado sobre o que vai falar. Isso ajuda a reduzir o medo de falar. Pode até gerar ansiedade mas, o bom preparo traz confiança.
CURSO DE ORATÓRIA – “Desinibição, Técnicas, Fluência e Postura ao Falar em Público”
Siga-me nas Redes Sociais