Uma técnica simples, porém indispensável que pode aumentar espetacularmente o nível de suas apresentações é ter um objetivo claro e bem definido. Não saber qual o objetivo da fala é o mesmo que dirigir um carro sem saber para onde ir, provavelmente essa história vai acabar mal.
Eu sempre pergunto aos oradores da formação se sabem exatamente o objetivo ou propósito da sua fala, como era de se esperar a maioria não sabe. O objetivo da fala irá definir o tipo de apresentação e as técnicas de oratória que serão usadas para atingir o resultado desejado. E isso serve para falar bem em público em uma palestra motivacional, apresentação pessoal, apresentação comercial, uma reunião corporativa, para o lançamento de um produto, um discurso político ou uma palavra religiosa.
Ficando claro para o orador qual seu objetivo ele falará de uma forma que obterá de sua plateia a resposta desejada. Adequando a mensagem e a forma para seu objetivo principal, o orador irá envolver a plateia com seu carisma e assim só lhe resta o Sucesso como resultado final. Veja agora como podemos usar os nossos objetivos para adequar a nossa fala e obter uma resposta positiva da nossa plateia e do nosso desempenho como orador:
-
- Vendas – Para uma apresentação com objetivo de vender, devemos enfatizar as qualidades do produto oferecido e principalmente os benefícios que os clientes terão depois de comprá-lo. Técnicas– Emoção, Imaginação guiada e Persuasão.
-
- Discurso Político – Para um discurso político, o orador deverá mostrar a sua plateia todos os pontos que poderão ser melhorados, as formas de implementar seus projetos (nunca na base de promessas) e principalmente guiar a plateia a imaginar todos os benefícios que terão com esse candidato na administração. Técnicas– Carisma, Confiança, Credibilidade, Imaginação guiada e Persuasão.
-
- Pregação Religiosa – Esse objetivo requer mais do que o uso das palavras, e sim fazer com que a plateia sinta o que está sendo falado. Vale lembrar que somos humanos, portanto somos seres emocionais. O orador religioso deverá atingir o âmago da emoção de sua plateia, caso contrário seu objetivo não será atingido. Técnicas– Emoção, Ritmo, Perguntas Assertivas e poderosas e Confiança.
-
- Palestra Motivacional – O orador neste caso deverá despertar em sua plateia a vontade e necessidade de mudança e também elevar os níveis de motivação, ou seja, fazer com que sua plateia encontre dentro de si motivos fortes para agir, mudar e progredir. Um bom palestrante motivacional inflama sua plateia com conteúdo consistente e funcional. Técnicas – Carisma, Credibilidade, Persuasão, Emoção e em alguns casos dinâmicas interativas e Humor.
Em minha Formação apresento estas e muitas outras técnicas comprovadas que levarão os oradores do nível principiante ao nível profissional. Por isso que eu sempre digo para os meus subscritores e fãs que a Formação de Oradores e Palestrantes é muito mais que um curso de oratória e sim uma solução completa e definitiva para eliminar de vez o medo ou qualquer outro desconforto que o impeça de falar em público, elevar a sua autoimagem e autoestima e oferecer mais conforto, segurança e qualidade para sua vida pessoal e profissional.
Sucesso!
Michel Soares – Speaker Coach
Siga-me nas Redes Sociais