Descubra o poder da persuasão através de nosso curso de oratória. Segundo o “Book of Lists” o medo de falar em público é o maior medo da humanidade, superando o medo da morte e o de embarcar em aviões. Há pessoas que “preferem” morrer a enfrentar uma platéia.
Agora eu pergunto a você:
De onde vem esse medo ?
O que faz as pessoas paralizarem diante de uma platéia ?
Caso isso aconteça contigo fique tranquilo, você não está sozinho e o medo tem solução. Para entender melhor sobre o medo pense comigo…
Você nasceu com esse medo ?
Não !
Ninguém nasce com medo de falar, senão não falariamos uma palavra. O medo de falar em público é adquirido pelas informações que recebemos durante nossa trajetória na vida, são as experiências, as crenças sobre o assunto, a educação que recebemos e a cultura do ambiente em que vivemos da nossa infância até os dias de hoje. Esse conjunto de informações gerou uma programação no cérebro que interpretará a atividade de falar em público como uma ameaça. Os efeitos dessa programação de ameaça é que faz com que as pessoas tenham diversos sintomas na hora de se expor públicamente.
Tremor, suor nas mão, embrulho no estomago, voz tremula, inquetação e o famoso branco são alguns deles. Isso acontece por conta da adrenalina que é liberada pelo organismo preparando o corpo para reagir a essa ameaça “lutando” ou “fugindo”. Como a pessoa está em um ambiente social e não pretende lutar ou fugir, essa energia extra fica acumulada causando diversos sintomas desagradavéis. E o que devemos fazer para eliminar esse medo e fazer apresentações extraordinárias ?
Vou dar algumas dicas que vai te ajudar nesse sentido.
Primeiro você deve compreender que o medo pode ser vencido através de técnicas simples de serem executas. Com a repetição seu cerebro deixará de interpretar o ato como uma ameaça e o medo ficará em um nível desprezível. Eis as dicas:
1 – Saiba o que vai falar e domine o assunto – Dominar o assunto escolhido para a apresentação é um requisito fundamental para gerar segurança.
2 – Estruture sua linha de raciocínio ao invés de decorar – Quando fazemos uma apresentação seguindo uma linha de raciocínio, fica mais fácil de ajustar nossas idéias durante a apresentação e também ajuda a obter naturalidade na fala.
3 – Dissipe a adrenalina – Os sintomas causados pela adrenalina são facilmente eliminados através de movimentos repetitivos conjugados com exercícios de respiração realizados um pouco antes da apresentação. Durante a apresentação expire o ar na fala e movimente-se no palco enquanto cumprimenta a sua platéia. Após alguns minutos você perceberá que ficará mais confortável e com a repetição falar em público se tornará em uma verdadeira satisfação e suas apresentações irão brilhar !
Se você tem medo de falar em público ou algum tipo de dificuldade em fazer apresentações, pode me escrever que eu terei o maior prazer em te apoiar e motivar neste sentido.
Sucesso !!!
Michel Soares
Siga-me nas Redes Sociais