Estruture Suas Apresentações – Curso de Oratória no RJ

Nas minhas turmas de Formação de Oradores e Palestrantes, a maioria dos iniciantes comprometem negativamente suas apresentações pelo simples fato de não saberem estruturar suas ideias numa ordem que facilite o raciocínio e ajude no conforto diante de uma plateia.

Saber o que vai falar no momento de uma apresentação é um poderoso recurso que trás segurança e credibilidade. Não há nada pior do que iniciar uma apresentação sem saber o que vai fazer e falar, passando para sua plateia a imagem clara que esta diante de uma situação de embaraço.

Ao se ver nessa situação o orador inexperiente potencializa ainda mais o medo e ansiedade entrando em uma terrível zona de desconforto total.

Para solucionar esse problema eis uma forma simples e rápida para organizar suas ideias e saber exatamente como se apresentar diante uma plateia:

Roteiro Básico de Apresentação

1 – Cumprimente sua plateia.

Dê boas vindas, bom dia, boa tarde ou boa noite.

2 – Diga seu nome.

Evite expressões do tipo “para quem não me conhece meu nome é…”. Seu nome é o mesmo para todos, independente se é conhecido ou não.

3 – Apresente-se.

Faça uma breve apresentação do seu perfil pessoal ou profissional de acordo com a apresentação.

4- Apresente seu tema ou assunto.

Diga seu tema ou objetivo da apresentação

5- Desenvolva uma linha de raciocínio progressiva.

Desenvolva o enredo da sua apresentação de forma progressiva ao invés de “decorar” o texto de sua apresentação. (inicio, meio e fim)

6 – Faça a conclusão do seu raciocínio

Apresente a conclusão final do seu tema (moral da história).

7 – Prepare o encerramento.

Revise os pontos mais importantes da apresentação, utilize citações ou frases de efeito de acordo com o objetivo da apresentação (Vender, apresentar um produto, motivar, formar opiniões, receber votos …)

8 – Feche sua apresentação

Agradeça sua plateia pela atenção, cumprimente e se coloque a disposição da plateia após o encerramento.

Evite expressões do tipo “Era só isso”, “bem acabou !”, “era isso que tinha para dizer” essas palavras podem comprometer negativamente a sua apresentação e imagem.

Entrar em um palco com suas ideias bem estruturadas é um grande passo para vencer o medo e brilhar em suas apresentações.

Sucesso!

Nós temos o melhor Curso de Oratória do Rio de Janeiro (RJ), acesse Já e descubra o poder da persuasão!

Michel Soares